O Steel Framing é um sistema de construção em que a estrutura de um edifício é composta principalmente de elementos de aço galvanizado enformado a frio.
Chicago, nos EUA, foi pioneira na adoção de estruturas metálicas no final do século XIX e início do século XX, com edifícios emblemáticos como o Home Insurance Building.
Em 1933, a utilização do aço galvanizado já estava bem desenvolvida na cidade, dando origem às primeiras habitações com estrutura de aço, surgindo a partir daí os chamados “sistemas proprietários”. No entanto, para garantir a segurança e a durabilidade dos edifícios, foram desenvolvidas e adotadas novas normas e códigos de construção, tanto em nível local como nacional.
Sendo uma prática comum nessa cidade, foi em 1994 que o Steel Framing iniciou o processo de normalização com a colaboração de universidades e empresas privadas. No ano 2000, foi publicada a normalização da utilização do aço enformado a frio e o Código Internacional de Construção liderado pelo Cold-Formed Steel Engineers Institute (CFSEI).
Assim como as normas da APA -The Engineered Wood Association estabelecem padrões para a madeira industrializada, as normas ASTM (American Society for Testing and Materials) definem os requisitos de qualidade e uso do aço galvanizado enformado a frio para construções, garantindo o desempenho e a segurança das estruturas.
Nesse sentido, o Steel Framing deve cumprir vários requisitos de qualidade para que o material possa ser utilizado como superestrutura de construções residenciais e comerciais, armazéns industriais e edifícios de até 6 pisos.
Em conclusão, o Steel Framing tornou-se uma tecnologia de construção versátil bem sucedida e um dos desenvolvimentos mais notáveis da construção moderna 4.0.
Mas, até que ponto se avançou nos estudos que validam o aço como material sustentável?
Visite nosso próximo artigo O desenvolvimento de uma nova norma energética em estruturas de aço enformado a frio, e explore o destaque dos estudos feitos pelo American Iron and Steel Institute (AISI), que apoia a utilização desse material na construção.